;

terça-feira, 28 de julho de 2009

RedeTV! é condenada a indenizar casal homossexual por discriminação no "Superpop"


Emissora indenizará casal de lésbicas que alegou discriminação por orientação sexual durante o programa.
O casal de lésbicas Valéria Melki Busin e Renata Junqueira de Almeida serão indenizadas em 80 salários mínimos pela RedeTV!. Na ação que moviam contra a emissora elas alegaram que houve discriminação por orientação sexual durante o programa apresentado por Luciana Gimenez.
A ação também foi movida contra o advogado Celso Vendramini, que também estava no debate. Elas acusaram o advogado de trazer “informações injuriosas” aos homossexuais em geral.
O Casal - que é militante do movimento LGBT - disse que foi convidado para debater a Homossexualidade e o preconceito enfrentado na sociedade, porém o debate sobre o assunto foi pautado por um “show bizarro” e com clima hostil à orientação sexual.
Em sua defesa a RedeTV! alegou que o programa tinha como objetivo “trazer aos telespectadores um melhor esclarecimento ao assunto”. A emissora disse ainda que o debate não foi premeditado e que os participantes poderiam te se ausentado da polêmica, o que não foi interpretado dessa maneira pelo juiz responsável pelo caso, Mário Sérgio Leite. Ele disse que “O programa já estava preparado para esse fim. Já no início as vinhetas apontavam para o tom do programa e, antes mesmo que o advogado Vendramini fosse chamado, foram lançados na tela os caracteres: “Barraco, Gays brigam para adotar filhos”. O juiz também disse os comentários durante o programa violaram a honra e a imagem das convidadas.
O resultado também responsabiliza a emissora pelas opiniões do advogado que estava no debate. A emissora ainda pode recorrer da decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bastidores da TV, agradece sua preferencia